HTML5 e PHP Desktop

O HTML5 continua mostrando suas garras! Na busca de tornar obsoletas todas as linguagens desktop/offline, a união entre o PHP, JS e MySQL/SQL promove softwares leves e alta compatibilidade, até mesmo para hardwares menos robustos. Sua versatilidade em migrar para uma aplicação online também é uma grande aliada.

O fomento para o mercado em expansão também é ótimo! Aumento da concorrência e da busca por novas ferramentas é o princípio básico do desenvolvimento.

Conheça um pouco mais sobre ela!

PHP Desktop (Chromium)

http://code.google.com/p/phpdesktop-chromium/

PHP Desktop (Chromium) é um projeto de código aberto desenvolvido para prover um meio de desenvolver aplicações desktop nativas utilizando tecnologias web como PHP, HTML5, JS e SQLite. Engloba um navegador web (Chromium, uma versão livre do navegador Chrome do Google), um servidor web embutido (nativo da linguagem PHP desde a sua versão 5.4.0), e o interpretador PHP, com a extensão sqlite3 para banco de dados da aplicação.

A idéia é inspirada no conceito de SSB (Site-Specific Browser), que consiste em adaptar um navegador para rodar aplicações web no modo desktop de modo específico para sua aplicação. Em alguns navegadores esta funcionalidade é adicionada com Extensões, mas no Chromium esta função é nativa.

Há um outro projeto PHP Desktop, desenvolvido por Czarek Tomczak (http://code.google.com/p/phpdesktop/), no qual este foi inspirado. O meio utilizado por Czarek para alcançar os seus objetivos é distinto, a saber, compilar uma aplicação com a mesma engine do Chrome utilizando um framework chamado CEF (Chromium Embedded Framework), que se assemelhará a um navegador executando o servidor Web PHP embutido num mesmo executável. Isto será muito mais limpo, rápido e menor. O projeto PHP Desktop de Czarek também é mais abrangente, pois pretende alcançar mais navegadores, enquanto este se prende ao Chromium (embora possa ser implementado para outros navegadores também, por meio de extensões, como já referido).

O projeto de Czarek já criou uma aplicação SSB para Microsoft Internet Explorer, o que é vantajoso, pois o projeto é pequeno por rodar a versão do Internet Explorer do Host, e não um Internet Explorer embutido (isto tem vantagens e desvantagens, pois você nunca saberá que versão do Internet Explorer o Host terá instalado).

A versão para Chromium de Czarek ainda não possui release, e este projeto pode ser utilizado enquanto isso não ocorre.

Outras vantagens de se utilizar este projeto é a possibilidade de utilizar recursos do navegador na sua aplicação. Também existe a possibilidade de utilização de Extensões do navegador Chromium na sua aplicação, o que pode acrescentar funcionalidades interessantes.

 

Leave a Reply