Escolha certa do CMS

A velocidade da informação na internet promove uma corrida dos grandes softwares de publicação. Ferramentas de postagem e edição, até mesmo por smartphones e tablets, aliados à padronização e poder de criação fazem dos CMS (Content Management System/Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) grades aliados para as publicações.

As plataformas mais utilizadas são WordPress, Joomla!, Drupal, Tumblr e o Blogspot. Existem vários outros que são facilmente encontrados em uma busca pela internet e, com características bem particulares!

Importantíssimo destacar! O Poder das CMS´s vem promovendo a migração de sites completos de grandes corporações! Ford, Unicef, Time, MTV, CNN, eBay, Sony, Samsung…e até mesmo a nossa velha conhecida, a Globo.com, são exemplos de que estas plataformas tem poderosos argumentos tecnológicos para gerenciar o seu conteúdo na web.

Opções de personalização

A possibilidade de instalação de temas pré-configurados com ferramentas e templates definidos é um dos principais atrativos destas plataformas. Em ambientes profissionais, é possível trabalhar em seus códigos e em suas galerias de estilo (CSS) para adequar ao projeto final. A edição de CSS e a modificação de cores e fontes também são bem simples.

Widgets e plugins facilitam a integração com redes sociais e permitem ao usuário adicionar menus e conteúdo em posições estratégicas nos seus sites/blogs. É bem fácil, só arrastar do menu e soltar no local desejado dentro do painel de edição.

Postagem multimídia

A adição de arquivos multimídia nos posts, templates e widgets usam formas bem simples de publicações. Textos, fotos, citações e comentários, links, chats, áudios e vídeos. O usuário pode escolher entre não apenas postar um texto com uma foto como também em publicar matérias com vídeos super elaborados!

Facilidades para o mercado

A praticidade de publicação em um ambiente amigável, mas super profissional, tornam os CMS´s uma das melhores ferramentas para os profissionais de imprensa, marketing e outros formadores de conteúdo. Estes profissionais não precisarão de desenvolvedores e designers sempre de prontidão para publicar uma matéria.

Afinal, qual é o melhor?

A resposta depende de qual perfil terá o seu site. A possibilidade de instalação dos arquivos em sua hospedagem é um fator de extrema importância quando pensamos personalização. WordPress e Joomla trazem ferramentas mais profissional que, em alguns casos, são vendidas no próprio painel da plataforma. O Drupal segue esta linha com um pouco menos de fôlego no mercado. O Tumblr e o Blogspot são mais indicados para um blog ou fotolog, pela característica bem simples e despojada na postagem de texto e mídias.

Está pronto para escolher o seu?

*Texto: Rodrigo Novaes

Leave a Reply